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Descrição da Funcionalidade

 
 
Todo o acesso dos usuários será definido pelo grupo de acesso ao qual este se encontra. Os grupos de acesso definem a estrutura de permissões à qual o usuário irá pertencer: Permissão de Administração, Permissão de Visualização dos cpObjetos ou Permissão de Edição e Gerenciamento dos cpObjetos, conforme explicado no tópico Estrutura de Permissões.
 
O acesso à opção Grupos é restira à usuários com Permissão de Administração, ou seja, perfis de acesso BuiltIn Customer Administrator e BuiltIn Instance Administrator. Ambos possuem as mesmas responsabilidades, de gerenciamento de cpInstâncias e seus grupos e usuários, porém o usuário com o perfil de acesso BuiltIn Customer Administrator visualiza todas as cpInstâncias do cpCliente e, portanto, possui acesso para configurar todos os grupos. Já o usuário com perfil BuiltIn Instance Administrator irá visualizar somente os grupos das cpInstâncias na qual possui acesso.
 
Descrição da Funcionalidade
 
É importante lembrar que ao criar um novo grupo de acesso, interno ou de domínio, este será automaticamente vinculado à cpInstância que se encontra ativa no momento da criação. Caso o grupo não pertença à cpInstância sendo utilizada, é necessário trocar a cpInstância no Menu Instâncias antes de prosseguir.
 
 
1

Grupo Interno

1. Grupo Interno
 
Para cadastrar um grupo de acesso de usuários internos, é necessário clicar no botão "Grupo Interno" e preencher os seguintes campos:
 
 
·     Nome – nome do grupo
·     Descrição – descrição do grupo em questão
·     Perfil – perfil que grupo utilizará
·     Ativo – se grupo está ativo ou inativo
 
Clique em "Salvar" para concluir a criação ou "Cancelar" para encerrá-la.
 
 
2

Grupos de Domínio

2. Grupos de Domínio
Somente para plataformas do tipo On-Premise.
 
Para cadastrar um novo grupo de acesso de usuários de domínio, é necessário selecionar a opção "Vincular Grupos Domínio" e selecionar um domínio.
Após selecionado, é necessário definir os perfis de acesso dos grupos já cadastrados. Clique no botão "Editar" do grupo que deseja inserir e insira o perfil de acesso que o grupo terá. Salve o perfil definido e posteriormente clique no botão "Salvar" localizado na parte inferior direita da tela.
 
 
 
Para que esta opção esteja disponível para uso, é necessário que o serviço de autenticação LDAP esteja cadastrado.
 
 
3

Expandir

3. Expandir
 
Ao selecionar a opção Grupos, os grupos de acesso previamente criados estarão minimizados na tela inicial. Para visualizar os grupos de acesso, clique sobre o botão "Expandir".
 
 
4

Editar

4. Editar
 
Caso alguma informação do grupo de acesso, interno ou de domínio, tenha sido alterada ou está incorreta, é possível alterá-las no portal.
Ao clicar na opção "Editar", será possível alterar os seguintes campos:
 
·     Nome – permitido alterar somente em grupos de acesso interno
·     Perfil – permitido alterar em grupos de acesso interno e de domínio
·     Descrição – permitido alterar somente em grupos de acesso interno
·     Ativo* – permitido alterar em grupos de acesso interno e de domínio
 
Obs: Um grupo não poderá ser desativado caso esteja sendo utilizado por cpPainéis, cpObjetos, Filtros ou Pastas. É necessário remover todos os vínculos existentes entre o grupo e as demais funcionalildades da plataforma para prosseguir com a desativação.
 
 
5

Instâncias

5. Instâncias
 
Caso o grupo de acesso precise de acesso a duas ou mais cpInstâncias, será possível efetuar um novo vínculo via opção Instâncias. Esse vínculo permitirá que todos os usuários que sejam futuramente incluidos neste grupo de acesso tenham acesso à outra cpInstância.
 
Ao clicar no botão "Instâncias", será possível vincular um grupo de acesso à qualquer outra cpInstância previamente criada no cpCliente. É possível, também, excluir cpInstâncias já vinculadas ao grupo de acesso.
 
 
 
Obs: Caso houver somente uma cpInstância vinculada ao grupo de acesso, não será possível excluí-la. É obrigatório que todo grupo de acesso pertença à no mínimo uma cpInstância.