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Descrição da Funcionalidade

 
 
Uma biblioteca de dados é composta de diversas pastas e cada pasta é composta por múltiplos tipos de conexão. Para ter acesso à criação e gerenciamento de pastas em uma biblioteca de dados, é necessário que o usuário possua permissão de gerenciamento e edição de cpObjetos, ou seja, usuários com perfil de acesso BuiltIn BI Designer.
 
Por motivos de segurança com as informações de alguns dos tipos de conexões da Biblioteca de Dados, essa funcionalidade possui algumas particularidades:
 
- Mesmo possuindo somente permissão de visualização de cpObjetos, é possível que um usuário com perfil de acesso BuiltIn BIUser  possua acesso à uma pasta da biblioteca. 
Em alguns cenários, o usuário com perfil de acesso BuiltIn BI User pode precisar ter acesso à um determinado arquivo de um virtual drive e/ou pode contribuir com informações importantes para os cpObjetos criados utilizando uma Lista do ClickPerformance. Pensando em cenários como este, é possível liberar acesso à um grupo de acesso com perfil BuiltIn BI User / Guest em uma pasta da biblioteca de dados.
É importante ressaltar que todos os usuários inclusos no grupo de acesso  terão acesso à todos os arquivos e listas da pasta à cujo qual foi adicionado.
 
- Somente os perfis BuiltIn Customer Admin, BuiltIn Instance Admin e o usuário que criou a pasta/conexão, pode apagá-la.
 
- Somente o usuário que insere um arquivo em uma conexão poderá atualizar o arquivo.
Por possuir tipos de conexões como virtual drives, que irão conter informações pessoais do usuário (email e senha, por exemplo), somente o usuário que inserir um arquivo em uma conexão poderá alterá-la. Usuários com permissão de acesso acima da do usuário de criação poderão deletá-la e adicionar arquivos, mas não editá-los. Ou seja, se uma pasta for criada por um usuário com perfil de acesso BuiltIn BI Designer, os usuários com perfil de acesso BuiltIn Instance Administrator ou BuiltIn Customer Administrator não poderão efetuar nenhum tipo de alteração e/ou configuração nos arquivos dos drives, somente a exclusão.
Essa regra não é aplicada quando se trata de Listas do ClickPerformance, onde todos que possuem permissão na pasta poderão editar, configurar e remover a lista em questão.
 
 
Descrição da Funcionalidade
 
 
1

Nova Pasta

1. Nova Pasta
Para a criação de uma nova Pasta, selecione o botão Nova Pasta:
 
 
Insira o nome que identificará a pasta sendo criada e clique em "Salvar" para concluir a criação.
 
 
2

Menu - Pasta

2. Menu - Pasta
O Menu Pasta disponibiliza todos os recursos de criação de conexões e configuração de pastas. É possível criar quantas pastas e conexões necessárias. Também estão disponíveis as opções Compartilhar Pasta, Editar Pasta, e Deletar Pasta.
 
 
· Nova Conexão
 
Após a criação da pasta, é necessário configurar suas fontes de dados através de uma Nova Conexão. A nova conexão utilizará um dos tipos de conexão disponibilizados pela plataforma.  Para criação de uma nova conexão, selecione a opção "Nova Conexão" e preencha os seguintes dados:
 
 
·     Nome - nome que identificará a conexão sendo criada.
·     Tipo - tipo de conexão que será utilizado. É importante lembrar que não é necessário configurar o tipo de conexão ClickPerformance® EasyBox e por isso, ele não se encontra na lista de opções.
·     Serviço - serviço da plataforma que habilitará o tipo de conexão sendo utilizado.
 
Após preencher os campos, um assistente de criação irá auxiliar o usuário no processo de configuração de sua conexão. Cada assistente irá variar dependendo do tipo de conexão selecionada.
 
 
· Compartilhar Pasta
 
Cada pasta criada em uma biblioteca de dados, pertence somente ao usuário que a criou. Para que outros usuários possam acessá-la, é necessário Compartilhar a Pasta com outros grupos de acesso da plataforma. Todos os usuários do grupo de acesso à qual a pasta for compartilhada poderão visualizar a pasta e todas as conexões e arquivos da mesma. Os usuários poderão visualizar e inserir dados nos arquivos das conexões, porém não poderão alterar nenhuma de suas configurações e/ou alterar seus dados de acesso (email, senha, etc).
 
 
Para compartilhar a pasta, selecione a opção "Compartilhar Pasta" e clique no botão "Adicionar". Selecione o grupo de acesso e clique em "Salvar" para concluir a inclusão do grupo.
 
 
· Editar Pasta
 
Caso seja necessário alterar o nome da pasta após sua criação, selecione a opção "Editar Pasta" e efetue a alteração. Clique em "Salvar" para concluir a edição.
 
 
· Deletar Pasta
 
É possível deletar a pasta, e todas as conexões e arquivos nela incluídos, através da opção Deletar Pasta.
 
Somente o usuário que criou a pasta ou um usuário com perfil de acesso acima da do usuário de criação poderão excluir as pastas de uma biblioteca de acesso.
 
Para efetuar a exclusão, selecione a opção "Deletar Pasta" e confirme a operação.
 
 
3

Menu - Conexão

3. Menu - Conexão
 
O Menu Conexão disponibiliza a opção de deletar conexões que foram previamente criadas.
 
 
 
4

Nova Fonte

4. Nova Fonte
 
A opção Nova Fonte é habilitada quando a conexão aberta foi criada pelo próprio usuário que a esta acessa. Sendo assim, é possiível que o usuário insira mais arquivos, em casos onde a conexão seja de virtual drives, ou crie novas fontes de dados, em caso de Listas do ClickPerformance®.
 
 
5

Abrir em Aba

5. Abrir em Aba
 
Ao clicar sob uma fonte de dados ou arquivo de uma biblioteca de dados, ele será aberto dentro da própria plataforma, para que a edição e inclusão de dados seja realizada de forma mais facil e rápida. Caso o usuário não queira que a fonte ou arquivo seja aberto dentro da própria plataforma e, ao inves disso, gostaria que a fonte fosse aberta em uma nova aba, basta selecionar a opção Abrir em Aba.
 
 
6

Deletar Fonte de Dados

6. Deletar Fonte de Dados
 
Para remover um arquivo do virtual drive, selecione a opção "Deletar Fonte de Dados".
 
 
7

Editar Fonte de Dados

7. Editar Fonte de Dados
 
Após concluir a criação, através da opção Editar Fonte de Dados, é possível alterar alguns dos dados da lista, como Nome, Descrição e Tags.
 
 
 
8

Configurações/Atualizar

8. Configurações/Atualizar
 
As opções Configurações e Atualizar irão variar dependendo do tipo de conexão que está sendo utilizada. Para a opção Lista do ClickPerformance, a opção Configurações da Fonte de Dados estará habilitada para que o usuário possa editar as informações previamente configuradas na lista.
 
A opção Atualizar, habilitada para as opções de virtual drives, efetua a sincronização do arquivo sendo utilizado, de forma que as informações são atualizadas de acordo como estado em que o arquivo original se encontra.
 
Para atualizar um arquivo de um determinado virtual drive, é necessário realizar novamente o login da conta sendo utilizada.